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Univesp coordena workshop e mesa no XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação

Univesp coordena workshop e mesa no XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo
(Univesp) coordenou nesta segunda-feira (04/11), o II Workshop
“Estratégias Transformadoras e Inovação na Educação” (II WETIE), no
XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2024), que acontece
de 04 a 08 de novembro, no Rio de Janeiro. Os interessados em submeter artigos
tiveram até o dia 02 de setembro. Dos 45 trabalhos submetidos, 11 foram
selecionados e apresentados no evento.

O objetivo do workshop é unir educadores, alunos,
gestores e especialistas para explorar e discutir abordagens inovadoras e
práticas transformadoras que impulsionam a educação para o futuro. Entre as
temáticas abordadas estão: metodologias ativas de aprendizagem, tecnologia na
educação, design instrucional, avaliação formativa e feedback, cultura escolar
e ambiente de aprendizagem, competências do século XXI, educação personalizada,
educação STEM, educação inclusiva, educação a distância, parcerias e
colaboração.

No período da tarde, o presidente da Univesp,
professor Marcos Borges, o assessor da presidência, Ricardo Caceffo, e os
representantes da Unicamp, Daiana Oliveira e Júlio César dos Reis, participaram
da mesa redonda “Tecnologias Digitais na Educação Inclusiva no EaD”, que teve
como tema central as tecnologias digitais utilizadas para promover a inclusão
no ensino a distância. Na ocasião, foram exploradas estratégias e ferramentas
que facilitam o acesso à educação para todos os estudantes, independentemente
de suas necessidades especiais, linguísticas ou culturais. A discussão abordou
ainda os desafios quanto as oportunidades que as tecnologias digitais oferecem
para criar um ambiente de aprendizagem mais equitativo e acessível.  

Confira a
programação do II WETIE em: https://sites.google.com/view/cbie-2024-wetie/p%C3%A1gina-inicial  

Artigos selecionados 

Um Relato de Experiência de aplicação de Engenharia
de Prompt no Ensino Superior em STEM
Gustavo Castilho, Carla Rodriguez e Victoria
Salazar Herrera (Universidade Federal do ABC – Brasil)  

 Práticas pedagógicas com Recursos
Educacionais Digitais (RED) de Língua Portuguesa: reflexões para as vivências
em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Rayssa Araújo Hitzschky, José Aires de Castro e
Raquel Santiago Freire (Universidade Federal do Ceará – Brasil)
 
Sistema de Promoção ao Pensamento Computacional
Silvia Garcia, Marcos Borges e Ana Prado
(Universidade Estadual de Campinas – Brasil)  

Design de Interação de um Protótipo de Aplicativo
para Utilização do Método de Aprendizagem Colaborativa Jigsaw
Aline Souza e Ângelo Jesus (Instituto Federal de
Minas Gerais – Brasil) 

Tecnologia na Escola: Usando Realidade Virtual para
Introduzir o Atletismo no Ensino Fundamental
Carolina Amaral e Soellyn Bataliotti (Unesp –
Brasil) 

Alunos com TDAH no ensino superior: uma
revisão sistemática
Wagner Ferreira Silva Junior, Daiana Oliveira e
Marcos Borges (Universidade Estadual de Campinas – Brasil) 

Avaliação do uso de um aplicativo móvel
voltado para o cuidado em saúde
Rafaela Jardim, Raquel Salcedo Gomes, José Valdeni
De Lima e Dauster Pereira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil)
 
Material Didático em forma de HQ para
Educação em Computação no Ensino Básico
Maria Augusta Silveira Netto Nunes (Universidade
Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO- Brasil)
 
Gamificação Auxiliada por Inteligência
Artificial: Uso do ChatGPT para Produção de Atividades Didáticas e Interação
nas Aulas de Metodologia Científica
Lafayette Melo (Instituto Federal da Paraiba –
Brasil) 

Explorando o Potencial das IAs
Generativas no Ensino de Matemática: Uma Proposta de Material Educacional
Digital
Silvino Junior, Gildon de Oliveira e fabio Pinheiro
Luz (Instituto Federal do Piaui – Brasil)

 Percepção docente sobre o desenvolvimento da criatividade
por meio de jogos e materiais manipuláveis no ensino de matemática
Luís Eduardo Silva Góes (UFBA – Universidade
Federal da Bahia – Brasil) e Ecivaldo Matos (Universidade de São Paulo –
Brasil) 

 Sobre
o CBIE 2024

O Congresso Brasileiro de Informática na Educação
(CBIE) é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que
promove e incentiva as trocas de experiências entre as comunidades científica,
profissional, governamental e empresarial na área de Informática na Educação.    

Em 2024, o CBIE está comemorando sua 35ª edição, e
terá como tema “O papel das tecnologias digitais na Educação Inclusiva”. O tema
deste ano tem por objetivo antecipar-se à implementação do Plano Nacional de
Educação para o decênio 2024-2034. O seu segundo eixo trata especificamente da
constituição de uma proposta de Escola que tem na tecnologia, de modo especial,
um elemento de qualificação da Educação.

Mais
informações: https://cbie.sbc.org.br/2024/  

Sobre
a Univesp 
   

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de
São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida
pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e
Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP,
Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 80 mil
alunos, entre graduação e pós, e nove cursos de graduação: Letras, Matemática,
Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência
de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e
Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de
Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos
pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador.
Em 2024, a universidade possui 429 polos e está presente em 375 municípios do
Estado, 57% do território paulista, que abrigam mais de 93% da população
paulista.

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