“A formação dos professores a distância e os novos
desafios na cultura digital” foi um dos temas abordados no seminário do
Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo – IEA –
realizado nesta quarta-feira (22). A palestra foi ministrada pela Professora
Maria Alice Carraturi, presidente da UNIVESP.
O seminário Tecnologias,
Educação a Distância, Escola Integral: Em Que Pé Estamos? teve como
objetivo abordar as dificuldades de utilizar as tecnologias educacionais
interativas nas escolas, os desafios da EAD e de como a modalidade pode ser uma
aliada na formação de professores.
Durante o evento, especialistas também discutiram o design
instrucional, a educação híbrida e o papel das mídias digitais na educação.
“A educação a distância tem se mostrado uma forte aliada na formação de
professores e temos várias experiências de sucesso no Estado de São Paulo. Como
exemplos, temos a Redefor (Rede São Paulo de Formação Docente), da Secretaria
Estadual da Educação; a formação pedagógica dos professores do Centro Paula
Souza e a própria UNIVESP”, ressaltou Maria Alice.
Este foi o terceiro encontro de uma série de cinco, prevista
para acontecer até janeiro sobre problemas da educação básica brasileira – que
compreende educação infantil, ensino fundamental, ensino médio geral, ensino
médio técnico e a Educação para Jovens e Adultos (EJA). Os próximos seminários serão sobre:
experiências inovadoras e documentos reguladores (planos, currículos, base
nacional comum).
O ciclo é promovido pelo Grupo de Estudos Educação Básica
Pública: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais, e visa a promover reflexões e
fundamentar ações para o enfrentamento de problemas estruturais da educação
básica pública brasileira.