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Projeto Integrador visa aprimorar produção de peças industriais

Projeto Integrador visa aprimorar produção de peças industriais

Os
alunos de Engenharia de Produção da Universidade Virtual do Estado de São Paulo
(Univesp), André Fabiano de Araújo, Diógenes Cássio Barbosa, Jeferson dos
Santos, Jordânio José dos Santos, Marcelo Silveira, Rafaella Longhini, Ronaldo
de Moraes, dos polos de Barueri e Mauá, desenvolveram um Projeto Integrador
(PI) focado em aprimorar a eficiência da produção de peças na empresa do setor
de usinagem Marks Peças Industriais Ltda. A equipe contou com as orientações
dos professores Robert Eduardo Cooper Ordonez,  Mônica Cristina Garbin e Yasmin
Falcão. 

O PI intitulado “Simulação
antecipada como ferramenta preliminar para automação industrial do processo de
rebarbação de peças: Estudo de caso em uma indústria metal-mecânica paulista”,
foi desenvolvido com base em uma coleta de dados realizada no processo de
rebarbação de peças, onde foram identificados movimentos excessivos nos
produtos que causam perda de tempo no procedimento.  

O projeto visa automatizar este
processo, com o uso de simulação antecipada para poder avaliar as
possibilidades de ganhos e impactos. A metodologia empregada para a proposta
foi a do Design Thinking,
seguindo três etapas: Imersão, ideação e prototipação. Durante o
desenvolvimento foram feitas entrevistas com os gestores e visitas ao local.  

Para aumentar a eficiência do
processamento das peças, o grupo apresentou dois cenários por meio de
simulações. O primeiro cenário mostra a condição atual, reproduzindo os valores
de tempo e produtividade com o processo feito pelos funcionários, baseado nas
observações realizadas. No segundo, a simulação apresenta o procedimento
automatizado pelo uso de esteiras, eliminando a necessidade da transferência
das peças de forma manual, reduzindo tempo e esforço. 

Por meio do uso da simulação,
foi possível constatar um aumento de 18% na produtividade e de 15% na
disponibilidade para processamento da estação de rebarbação, em comparação com
o processo atual. Os funcionários também se beneficiariam com a redução do
trabalho manual, do desgaste físico e riscos de lesões, ocasionados pelo
transporte das peças. 

De acordo com os estudantes, o
PI mostra a importância da tecnologia de simulações na tomada de decisões por
parte da gestão e administração das empresas. “Os dados obtidos por meio do
projeto ajudaram a planejar e antecipar impactos. A empresa considera a
implementação definitiva da rampa após confirmar os resultados. Os objetivos específicos
foram alcançados, e a metodologia pode ser aplicada em situações análogas,
destacando a relevância científica do trabalho” completaram.  

Mais informações sobre o
projeto, acesse https://youtu.be/0ajxPqPwgGo .

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade
Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a
distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência,
Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades
USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de
72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos
vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da
Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação,
Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são
realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas,
bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação
do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está
presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.

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