Notícias UNIVESP

Projeto Integrador utiliza jogos digitais para facilitar aprendizagem em Matemática

Projeto Integrador utiliza jogos digitais para facilitar aprendizagem em Matemática

“O uso de jogos digitais de raciocínio lógico no letramento matemático” foi o tema desenvolvido no Projeto Integrador (PI) dos estudantes de Pedagogia, Ana Carolina dos Santos, Danieli Navarro, Dianna Priscilla Lourenço, Edilene Galvão, Erika Damasceno, Leila Simião e Marceline Lopes, do polo São Paulo- Azul da Cor do Mar, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

O grupo teve orientação de Gilson Rodrigues e trabalhou a temática após identificar em pesquisa, que discentes do primeiro ano do ensino médio apresentam um déficit de interpretação e raciocínio lógico de enunciados matemáticos. “Os alunos chegam ao ensino médio sem dominar alguns conteúdos do ensino fundamental. Com dificuldade em interpretar o que o enunciado pede, dificilmente conseguem aplicar o raciocínio lógico de forma correta”, relata a equipe no relatório final do PI .

Os educandos ainda explicam no vídeo do Projeto Integrador, que uma abordagem pedagógica mais adequada é imprescindível para a desconstrução do medo que a Matemática causa nos estudantes. “A escolha de jogos digitais de raciocínio lógico foi vista como algo mais interessante do que apenas apresentar o conteúdo em uma lousa cheia de contas. Eles desenvolvem habilidades que auxiliam na leitura, compreensão, análise, identificação e criatividade”.

Os recursos sugeridos pelo grupo para auxiliar os professores no ensino da disciplina consistem em dois planos de aula, com duração de 50 minutos cada e aplicação dos jogos digitais “Fique em Casa” e “2048”. “O mundo digital está muito presente na realidade dos alunos, a escola precisa estar integrada nesse cenário”, afirmam no vídeo.

A iniciativa foi executada em duas turmas de ensino médio. Por estarmos em pandemia, apenas um integrante da equipe foi autorizado a estar presente na instituição de ensino, os demais participaram via Google Meet. De acordo com discentes da Univesp, a ação foi um sucesso. “Os alunos interagiram e se divertiram. O clima era de alegria e todos ficaram concentrados, focados nas atividades aplicadas com os jogos”, concluíram.

Ainda segundo os futuros pedagogos, saber raciocinar, interpretar e argumentar matematicamente vai além das paredes da sala de aula, tendo importância para o desenvolvimento, evolução e compreensão de cada um como indivíduo nos estudos, futuro profissional e vida em sociedade.

Últimas

Notícias

Notícias em

Destaque