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Projeto Integrador propõe uso de celular para melhorar interpretação de texto

Projeto Integrador propõe uso de celular para melhorar interpretação de texto

Os discentes do Eixo de Licenciatura, do polo de Piracicaba, da
Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp),
Abraão Costa da Rocha, Adria Bentes, Alessandra de Souza, Andrey Magalhães,
Camila Marcellino e Maria do Carmo da Silva, desenvolveram pesquisa com o
objetivo de melhorar a análise de textos por meio do uso de ferramentas
digitais. O Projeto Integrador (PI) “Interpretação de
texto através de uma metodologia ativa: o uso do aparelho celular”, contou com a orientação
de Marcia Sanches Wiege Martins, e foi aplicado com os
alunos do primeiro ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Professor Eduir
Scarpari, no município.   

O trabalho foi elaborado com a execução de pesquisas em sala de
aula. A equipe notou certa dificuldade dos estudantes para interpretar textos e
focar na aprendizagem, dessa forma, decidiram utilizar o celular como
ferramenta de pesquisa, e perceberam engajamento dos jovens a partir da
inserção dos aparelhos digitais nas tarefas. 

De acordo com o grupo, para despertar o interesse dos discentes
pelas aulas é preciso inseri-los nas diversas linguagens e no processo de
multiletramento que cresce a cada dia. “Embora nem sempre esses meios digitais
estejam sendo usados nas salas de aula, por falta de preparação dos docentes,
entende-se que o uso das múltiplas linguagens torna a aula dinâmica e
produtiva”, esclarece a equipe.
Os alunos do Ensino Médio participaram de atividades que envolviam desenhos,
textos e representações orais de histórias em quadrinhos. O projeto evidenciou a importância de
uma metodologia ativa e do uso das tecnologias da informação e comunicação
(TICs) como estratégias de ensino para despertar o interesse, promover a
participação ativa e tornar o processo educativo mais dinâmico e eficiente.  

A equipe também destacou a necessidade de um planejamento e direcionamento
adequados do uso de aparelhos digitais para obter bons resultados.

O grupo concluiu, após receber uma resposta positiva dos alunos e
professores, que o uso do celular como ferramenta de pesquisa e leitura
contribuiu significativamente para a melhoria das habilidades interpretativas
dos estudantes. A integração entre tecnologia e educação mostrou ser uma
abordagem promissora para envolver os alunos e torná-los leitores cada vez mais
competentes e ativos no processo educacional. 

Para mais informações, assista ao vídeo do PI

Sobre a Univesp 

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é
uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do
Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus
principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o
Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 62 mil alunos, entre
graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras,
Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI),
Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção,
Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente
Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais,
conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o
facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370
municípios do Estado, 57% do território paulista.

 

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