Os estudantes de
Pedagogia do polo de Pirassununga da Universidade Virtual do Estado de São
Paulo (Univesp), Adriano Remorini Tralback, Geiseane Aparecida Cardoso,
Kelly Cristina Rodrigues, Paulo Ricardo Simioni e Priscila Cristina Tangerino,
imergiram no mundo do faz de conta para desenvolver o Projeto Integrador desse
semestre. A iniciativa alertou crianças de 04 a 06 anos da comunidade local
sobre um tema atual e preocupante: a conscientização ambiental.
Com tutoria de Wilma
de Carvalho, o projeto “A adaptação da obra literária Iara e a
Poluição das Águas para apresentação em forma de Teatro e Brincadeiras
Lúdicas voltadas à Sensibilização Ambiental com as Crianças e seus Pais”
foi apresentado na sede do polo de ensino. A mostra contou como a ambição
humana e a perspectiva de crescimento desenfreado nas cidades, sem
planejamento, causa a poluição nos rios.
Inspirado no livro do professor de História Natural, com especialização
em Biologia, Samuel Murgel Branco, o grupo produziu uma peça de teatro com
‘palitoches’, feitos com material EVA. “A obra foi escolhida de acordo com
as metas estabelecidas para o Projeto Integrador, a fim de que as crianças,
adolescentes e seus familiares realmente se comovessem quanto à educação
ambiental e à sustentabilidade”, afirmou Paulo Ricardo Simioni.
Os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer e tirar fotos
com a personagem Sereia, interpretada pela atriz e bióloga
Mirella Ferraz, defensora do meio ambiente.
A turma de Pedagogia também realizou um jogo da memória envolvendo temas
ambientais e uma brincadeira que incentivou a reciclagem. Os alunos espalharam
embalagens recicláveis no chão, simulando como se estivessem em um rio, e
pediram para que todos os presentes pegassem os resíduos e os depositassem nos
recipientes específicos para coleta seletiva, de acordo com as normas padrões
de reciclagem. “Buscamos criar um senso conservacionista de proteção do meio
ambiente nos futuros cidadãos”, disse Paulo Ricardo.
O Projeto Integrador foi desenvolvido com base na Teoria do
Pensamento dos Seis Chapéus, criada pelo psicólogo Edward de Bono, em 1933,
na Universidade de Oxford, no Reino Unido. Para a equipe, o uso da teoria
foi fundamental na realização do trabalho, pois ajudou na tomada de decisões
referentes à separação de pensamentos envolvendo a iniciativa (fatos, emoções,
lógica e criatividade).
De acordo com o coordenador do polo, Renato Ranzoni, toda teoria é
importante, mas sem a prática, a formação dos profissionais é prejudicada. “Com
a aplicação dos Projetos Integradores, os estudantes da Univesp têm a
possibilidade de executar todo o conhecimento adquirido, resultando em
benefícios próprios e para a comunidade local. Isso sim é um investimento que
proporciona retorno. Parabéns a todos”, finalizou.