Os alunos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo
(Univesp) Ariane Barbieri, Helaine Maria Tonon, Heloisa Galvão Carriel, José
Augusto Pirângelo, Paulete Nigro Riviera, Silmara
Martinez, e Valéria Furlanetto, da Licenciatura em Pedagogia, do polo de
Bocaina, apresentaram no último semestre de 2018 o Projeto Integrador (PI) “Semear”.
A iniciativa desenvolveu ações para debater e enfrentar o bullying no 5º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal
Deputado Leônidas Pacheco Ferreira, localizada na região central do município.
De acordo com a estudante de Pedagogia, Ariane
Barbieri, o projeto foi desenvolvido para que os pequenos
discentes pudessem identificar o bullying
e compreender suas consequências no ambiente escolar. “Buscamos estimular e
desenvolver habilidades cognitivas e socioafetivas de autoestima, controle emocional,
respeito às diferenças e empatia, como contribuição para o processo de formação
humana e cidadã dos educandos”, afirmou.
Com tutoria de Ana Maria Torrecilha Izidoro, o grupo definiu
quatro atividades a serem executadas em dois dias na instituição de ensino. No
primeiro momento, os pequenos estudantes assistiram o vídeo “For The Birds”, da
Pixar Studios. O curta aborda de forma sutil temas como a tolerância e a
diversidade. Após a apresentação, foi realizada a dinâmica “Folha da Vida” para
expor experiências das crianças, caracterizando marcas que poderiam prejudicar
o desenvolvimento pessoal de cada um.
No segundo dia de atividades, as alunas de Pedagogia Silmara
Martinez e Ariane Barbieri apresentaram um livro criado exclusivamente por elas
para o Projeto Integrador, chamado A
Menina Azul e a Descoberta do Mundo Colorido.
O livro conta a história de Ana, uma menina que vai pela
primeira vez à escola e escolhe todo o material (mochila, estojo, cadernos,
canetas) e roupas (vestidos, laços e sapatos) em diferentes tons de azul, sua
cor preferida. Logo, seus colegas a apelidam de “menina azul”, o que gera
desconforto e tristeza na criança.
Percebendo a situação, a professora de Ana propõe uma
atividade na classe, em que cada aluno escrevesse um texto sobre sua cor
favorita e justificasse a escolha. “Criamos o texto e as ilustrações. Usamos as
cores e suas misturas para mostrar como as desigualdades podem ser superadas
com compreensão e respeito”, disse a autora Silmara.
O grupo de Pedagogia criou ainda o exercício “Caminho das
Diferenças”, proporcionando uma avaliação final sobre o comportamento dos
jovens em relação ao bullying.
Para o orientador do polo, Emerson Vicente Florentino, a
elaboração de um Projeto Integrador oferece aos discentes a oportunidade de
lidar com situações desafiadoras e soluções criativas. “O PI teve um impacto
intenso nos alunos dessa turma de Licenciatura. Eles vivenciaram fatos reais
que ocorrem na educação. Elevaram seus conhecimentos teóricos e práticos, além
de trabalharem em equipe para beneficiar um objetivo comum”, afirmou.
Confira o livro A Menina Azul e a Descoberta do Mundo Colorido, aqui.