Notícias UNIVESP

Projeto Integrador desenvolve site para transação comercial de resíduos de alumínio

Projeto Integrador desenvolve site para transação comercial de resíduos de alumínio

Os estudantes de Engenharia de Produção, Danilo Oliveira, Camila Matias, Glaucia Veloso, Isabella Bordon, Lara Vinturini e Rafael Denaldi, do polo de São Bernardo do Campo, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), elaboraram no primeiro semestre do ano o Projeto Integrador (PI) “PLATAFORMA EnvLOG: desenvolvimento de site para transações de resíduos industriais”.

O trabalho, com tutoria de Marina Souza, visou facilitar transações de resíduos que podem ser utilizados como matéria-prima por outras indústrias de forma objetiva e ágil, principalmente em tempos de pandemia, nos quais empresas e consumidores tiveram que se adequar às novas exigências de atuação on-line.

O material escolhido pela equipe foi o alumínio, por ter relevância para a indústria e ser indefinidamente reciclável, sem perder suas propriedades. “O uso de resíduos de alumínio representa uma considerável redução de impacto ambiental, já que assim ocorre menor extração de matéria-prima, diminuindo o uso de bauxita. Para cada tonelada de alumínio, são necessárias cerca de cinco toneladas de bauxita. Outra vantagem é a redução no consumo de energia elétrica em até 95% na fabricação de novos produtos”, afirma o grupo no vídeo do PI.  

No relatório final do projeto, os estudantes explicam que o software Canvas foi utilizado na elaboração de vetoriais para o design do site, utilizados na plataforma gratuita Wix, que possui layouts freeware. “Os dados iniciais foram artificialmente gerados por meio de planilhas excel, de modo a simular uma negociação real. O grupo conseguiu contato com empresa geradora de resíduo de alumínio, que forneceu ainda alguns dados reais para a validação metodológica do site gerado”, relatam.

Para os discentes, embora o EnvLOG seja apenas um protótipo, o trabalho permitiu o levantamento de uma lacuna no que diz respeito à comercialização de resíduos sólidos, o que será útil como base de dados para economia circular e empresários que pretendem vender ou comprar alumínio para micro e grandes empresas.

Conheça o site, aqui.

Últimas

Notícias

Notícias em

Destaque