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Projeto Integrador apresenta jogo didático inclusivo para surdos

Projeto Integrador apresenta jogo didático inclusivo para surdos

Os discentes Amanda Pereira,
Ana Paula Silva, Edilene Aparecida Galvão, Jean Cesar de Lima, Lívia de
Oliveira, Raisa Bordalo e Sirleine Maria Lima dos cursos de Licenciatura em
Matemática e Pedagogia, dos polos de Altinópolis, Cravinhos, Pontal e Serrena,
da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), desenvolveram o Projeto
Integrador (PI) “Surdez No Ensino Fundamental: Material Adaptado E
Aprendizagem”.
 

A iniciativa com orientação de
Aureluce Maia dos Santos e elaborada com materiais reutilizados teve como
objetivo contribuir no aprendizado, com enfoque na disciplina de Matemática,
além de incentivar a oralidade e inclusão de estudantes com redução ou perda
total da audição.
“Nossa intenção é colaborar com o educador e
oferecer ferramentas que o auxilie a repensar os caminhos utilizados para
ensinar”. 
 

Segundo a equipe, a idealização
do material partiu de pesquisas de campo e visitas a instituições de ensino,
onde foi constatada a falta de intérpretes de Libras e de agentes educacionais
que soubessem a língua. Com base nessa problemática, os alunos da Univesp se
propuseram a criar um material didático que possibilitasse maior inclusão nas
aulas.
 

Máquina de somar 

A “Máquina de somar” é feita
com materiais reutilizados, basta apenas uma caixa e alguns objetos pequenos
como tampas de garrafas ou grãos de milho. Os objetos são utilizados nas somas
de números selecionados aleatoriamente. A brincadeira permite uma interação
física e visual com os números, que facilita o aprendizado pelas crianças. 
 

O jogo também incentiva a
oralidade na contagem dos números e respostas dos resultados obtidos nas somas,
com a finalidade de desenvolver a fala de alunos surdos. O material oferece
diversas possibilidades de aplicação em sala, pode ser trabalhada em duplas ou
individualmente, em uma competição ou em atividades lúdicas e colaborativas, à
disposição do educador.
 

O material foi aplicado em uma
turma da cidade de Altinópolis com uma aluna surda. A recepção da atividade
pelas crianças foi positiva, principalmente pela menina que possui deficiência
auditiva. Para a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o
projeto teve uma importância significativa para que ela compreendesse a ação de
somar. A iniciativa ainda possibilitou sua integração junto aos colegas, todos
puderam se divertir e aprender com o jogo.
 

Confira o vídeo do PI: https://www.youtube.com/watch?v=DManYD5q3JM 

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade
Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a
distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência,
Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as
universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta
com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos
últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia
da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação,
Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são
realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas,
bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação
do discente com o facilitador. Em 2024, a universidade possui 427 polos e está
presente em 373 municípios do Estado, 58% do território paulista.

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