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Minicurso contribui para formação continuada de professores

Minicurso contribui para formação continuada de professores

Os estudantes  do Eixo de
Licenciatura da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Adevanir
Ribeiro, Aline Roio, Elimara Rufino, Kauê do Amaral, Layla Santos, Mateus
Camargo, Nathália Barboza e Thiago Vieira, dos polos de Americana e Campinas,
criaram por meio de Projeto Integrador (PI), o  minicurso “Aperte o play: vídeos e outras
tecnologias digitais na educação infantil”. O trabalho teve como objetivo
promover a educação integral por meio de atividades lúdicas e tecnologias
voltadas à formação contínua de educadores.  

O PI “Proposta de Formação
Continuada para Professores da Educação Infantil: Integrando a BNCC e
Tecnologias Digitais”, foi desenvolvido com a orientação de Janaina
Aparecida Pereira Paiva, e contou com a  colaboração da equipe do
Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professora Solange Elizabeth
Pereira da Silva, localizado em Valinhos, no interior de São Paulo.  

A iniciativa teve como ponto de partida a
identificação do potencial pedagógico, além de buscar maneiras de
integrar  mídias de forma eficaz nas práticas educacionais, alinhadas
aos princípios da BNCC. A pesquisa envolveu a análise de desafios e
oportunidades do uso de tecnologias digitais no contexto educacional e resultou
na criação de um minicurso com duração de 15 horas. Os discentes interagiram
com a equipe de  docentes da CEMEI e utilizaram Recursos Educacionais Abertos
(REAs) para criar um protótipo, focado na utilização de vídeos e outras
ferramentas digitais para a educação infantil.  

De
acordo com os estudantes da
Univesp, o curso aborda como a escola de educação infantil, sobretudo na rede
de ensino pública, pode tornar seu ambiente e os processos de cuidar e educar
mais próximos do contexto e da vida das crianças, considerando a aplicação de
tecnologias disponíveis.  

O minicurso foi estruturado com base na
metodologia de Design Thinking, alinhadas às etapas de Imersão,
Ideação e Prototipação. A equipe utilizou ferramentas digitais e realizou
trocas constantes de ideias e materiais por meio de reuniões virtuais e
aplicativos de mensagens.  

A etapa de validação do minicurso
envolveu a apresentação do conteúdo, permitindo que os professores avaliassem o
material desenvolvido. O retorno dos educadores foi positivo, e demonstrou que
a proposta é viável e relevante para a formação continuada.  

Os educadores envolvidos no projeto
destacam a importância de pesquisas e iniciativas que explorem o potencial das
tecnologias digitais na educação, especialmente na formação dos professores.
Eles acreditam que o minicurso pode ser adaptado e implementado em outras
realidades escolares, contribuindo para aprimorar as práticas pedagógicas em
diferentes contextos.  

O acesso ao minicurso está disponível
no link: https://bit.ly/PIVIdesigncurso.  
Para mais informações, assista ao vídeo
do PI
.  

Sobre a Univesp  

Criada em 2012, a Universidade Virtual
do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a
distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência,
Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as
universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta
com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos
últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia
da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação,
Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são
realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas,
bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação
do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está
presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.

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