Os estudantes do Eixo de
Licenciatura da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Adevanir
Ribeiro, Aline Roio, Elimara Rufino, Kauê do Amaral, Layla Santos, Mateus
Camargo, Nathália Barboza e Thiago Vieira, dos polos de Americana e Campinas,
criaram por meio de Projeto Integrador (PI), o minicurso “Aperte o play: vídeos e outras
tecnologias digitais na educação infantil”. O trabalho teve como objetivo
promover a educação integral por meio de atividades lúdicas e tecnologias
voltadas à formação contínua de educadores.
O PI “Proposta de Formação
Continuada para Professores da Educação Infantil: Integrando a BNCC e
Tecnologias Digitais”, foi desenvolvido com a orientação de Janaina
Aparecida Pereira Paiva, e contou com a colaboração da equipe do
Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professora Solange Elizabeth
Pereira da Silva, localizado em Valinhos, no interior de São Paulo.
A iniciativa teve como ponto de partida a
identificação do potencial pedagógico, além de buscar maneiras de
integrar mídias de forma eficaz nas práticas educacionais, alinhadas
aos princípios da BNCC. A pesquisa envolveu a análise de desafios e
oportunidades do uso de tecnologias digitais no contexto educacional e resultou
na criação de um minicurso com duração de 15 horas. Os discentes interagiram
com a equipe de docentes da CEMEI e utilizaram Recursos Educacionais Abertos
(REAs) para criar um protótipo, focado na utilização de vídeos e outras
ferramentas digitais para a educação infantil.
De
acordo com os estudantes da
Univesp, o curso aborda como a escola de educação infantil, sobretudo na rede
de ensino pública, pode tornar seu ambiente e os processos de cuidar e educar
mais próximos do contexto e da vida das crianças, considerando a aplicação de
tecnologias disponíveis.
O minicurso foi estruturado com base na
metodologia de Design Thinking, alinhadas às etapas de Imersão,
Ideação e Prototipação. A equipe utilizou ferramentas digitais e realizou
trocas constantes de ideias e materiais por meio de reuniões virtuais e
aplicativos de mensagens.
A etapa de validação do minicurso
envolveu a apresentação do conteúdo, permitindo que os professores avaliassem o
material desenvolvido. O retorno dos educadores foi positivo, e demonstrou que
a proposta é viável e relevante para a formação continuada.
Os educadores envolvidos no projeto
destacam a importância de pesquisas e iniciativas que explorem o potencial das
tecnologias digitais na educação, especialmente na formação dos professores.
Eles acreditam que o minicurso pode ser adaptado e implementado em outras
realidades escolares, contribuindo para aprimorar as práticas pedagógicas em
diferentes contextos.
O acesso ao minicurso está disponível
no link: https://bit.ly/PIVIdesigncurso.
Para mais informações, assista ao vídeo
do PI.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual
do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a
distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência,
Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as
universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta
com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos
últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia
da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação,
Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são
realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas,
bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação
do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está
presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.