Notícias UNIVESP

José Serra conta sobre sua participação na UNE 

José Serra conta sobre sua participação na UNE 

José Serra, ex-governador de São Paulo, é convidado do programa 1964, da UNIVESP TV. O político esteve diretamente envolvido nos assuntos políticos da época, quando foi presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes). A participação na UNE e a importância da mesma para a época são contadas pelo ex-governador no programa.

Foi na década de 1960 que o movimento estudantil brasileiro ganhou mais corpo, quando os estudantes se organizaram e fundaram seus diretórios centrais dos estudantes (DCE) e diretórios acadêmicos (DA). Com a esquerda no poder, a UNE apoiou, em 1961, a campanha da legalidade a favor da posse de João Goulart, e reforçou sua ação no campo da cultura com a criação do Centro Popular de Cultura (CPC) e da UNE Volante. Serra foi eleito presidente da UNE em julho de 1963, para um mandato de um ano, num clima de turbulência política. Nesta mesma época, a esquerda estava unida, reforçando a tendência das eleições para a presidência da UNE de Aldo Arantes em 1961 e Vinícius Caldeira Brant em 1962.

1964 é um programada UNIVESP TV que entrevista historiadores, pesquisadores e especialistas com o intuito de entender como era o Brasil na década de 1960, quais eram os desafios da sociedade e como ela os enfrentou.

Confira a entrevista de José Serra na íntegra:

Últimas

Notícias

Notícias em

Destaque