Notícias UNIVESP

Confira os principais fenômenos astronômicos que podem ser observados até 30 de agosto

Confira os principais fenômenos astronômicos que podem ser observados até 30 de agosto

Todas as semanas, o astrofísico Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos, apresenta, na UNIVESP TV, dicas de como olhar para o céu, que constelações estão em destaque, fases da lua e os principais fenômenos astronômicos do período.

Nesta semana, no início da noite, o planeta Mercúrio surge ao entardecer a oeste na Constelação de Virgem e pode ser observado até as 20h00. No alto do céu, também no começo da noite, está o planeta Saturno, na Constelação de Libra, até 0h00. O mais brilhante dos planetas, Vênus volta a ser visível esta semana, ele aparece a leste na constelação de Câncer a partir das 05h00.

No vídeo, Rojas relembra o momento histórico da exploração espacial que ocorreu em julho deste ano – a passagem da sonda New Horizons por Plutão – e dá sequência ao assunto desta semana, falando sobre as descobertas sobre o perfil geológico de Plutão a partir de imagens de alta qualidade enviadas pela sonda, que viajou quase dez anos e dois bilhões e meio de quilômetros para chegar até lá.

Assista ao vídeo, saiba mais sobre a expedição da sonda New Horizons em Plutão e confira os principais fenômenos astronômicos que podem ser observados até 30 de agosto: 

Últimas

Notícias

Notícias em

Destaque