Notícias UNIVESP

Alunos de Pedagogia elaboram Guia Prático para auxiliar gestões escolares 

Alunos de Pedagogia elaboram Guia Prático para auxiliar gestões escolares 

Os estudantes de Pedagogia, Francisco Thomé, Michelle Auciello, Sandra Albuquerque, Sílvia Morales e Thais Benedito, do polo UAB Santana, de São José dos Campos, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), apresentaram no último semestre, o Projeto Integrador (PI) “Ensino Remoto Emergencial na Educação Infantil: práticas de gestão para ampliar a participação do aluno”.

O trabalho, com orientação de Gabrielly Cordeiro, foi baseado em pesquisas com escolas do município, questionadas sobre as metas traçadas para o ensino remoto, devido à pandemia, e quais adversidades encontravam para atingi-las. De acordo com o vídeo produzido pelos discentes, as respostas das instituições foram quase unânimes. “Um dos principais objetivos era preservar o vínculo com as famílias e com as crianças, e a maior dificuldade era manter os familiares ativos nas atividades propostas”, revela o material.

Para o grupo, neste momento de isolamento social, os pais ou responsáveis precisam trabalhar em parceria com a escola, somente assim será possível garantir o sucesso da aprendizagem do aluno. Após explorar temas, como ensino híbrido na educação infantil, inclusão digital, desenvolvimento da criança e metodologias ativas, os futuros pedagogos criaram o “Guia de Boas Práticas para a Gestão Durante o Ensino Remoto Emergencial”.

Guia

O material propõe a criação do “Notícias da Escola”, um informativo quinzenal, que funciona como um jornal eletrônico, com dados de todas as ações da instituição e professores. A produção de uma “Carta de Estímulo” também é sugerida para a gestão e docência, direcionada aos pais e responsáveis das crianças, ressaltando a importância da participação de cada um no processo dos estudos.

O guia recomenda ainda mais iniciativas, como “Em que podemos ajudar?”, canal de comunicação, via e-mail, whatsapp ou meio adequado, para esclarecimento de dúvidas sobre ensino ou fases das crianças. Outra proposta é a “Rede de formação emergencial dos educadores” para troca de experiências com docentes e gestores de outras escolas. Já em “Como vai você?”, o propósito é demonstrar a preocupação do educandário com o bem-estar em geral das famílias, para não haver somente cobranças.

“É fundamental o vínculo entre escola e parentes, ficando evidente que quanto mais os familiares e a escola trabalharem juntos, melhor será para a criança crescer e se desenvolver de forma saudável, natural e completa”, finalizou a equipe.

Últimas

Notícias

Notícias em

Destaque