Notícias UNIVESP

Alunos de Pedagogia criam jogo educativo que auxilia na alfabetização de crianças 

Alunos de Pedagogia criam jogo educativo que auxilia na alfabetização de crianças 

Alunos de Pedagogia, do polo de Ouroeste, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), criaram um jogo interdisciplinar para o Projeto Integrador (PI) que propõe atividade lúdica para aprimoramento de aulas de Português. O grupo composto pelos discentes Geicilaine da Silva, Gleiciani Pedrassi, Kellen Oliveira, Luci Ribeiro e Wilgner da Silva, elaborou o trabalho “Brincando se aprende: piscina silábica”, orientado por Natacha Gomes e direcionado a crianças do segundo ano do ensino fundamental, da EMEF Liaz Terezinha Biliazi Pinhel, localizada no município.  

Devido a pandemia de Covid-19, diversos alunos não tiveram a oportunidade de desenvolver plenamente habilidades essenciais, como a leitura e a escrita. O PI foca nessa problemática e busca metodologias para contrapor essa defasagem no processo de aprendizado dos pequenos, durante o período de reclusão social.  

Segundo o Relatório Técnico-Científico do PI, as crianças apresentam mais facilidade para aprender quando são propostas atividades recreativas, por despertar curiosidade e desenvolver os sentidos psíquico, motor, emocional e cognitivo.

Para entender as principais dificuldades dos alunos, foram feitas entrevistas com os professores da instituição e observação em campo. A partir dessa identificação, foi proposto o jogo “piscina silábica”, brincadeira educativa que tem como objetivo ajudar as crianças a praticarem a formação de palavras por meio de sílabas.

A partida é realizada em grupo e começa com um representante de cada equipe sorteando uma palavra para ser formada. Uma criança deve então, entrar na piscina de bolinhas, onde estão as sílabas misturadas, e procurar pelas que formem a palavra sorteada. Os outros jogadores, um por vez, também pegam uma sílaba até que o vocábulo seja finalizado. O jogo continua até que todas as palavras sejam constituídas.

O material necessário para jogar é composto apenas por uma piscina inflável, com cerca de 1,5 metro de diâmetro, aproximadamente 500 bolinhas coloridas com algumas sílabas escritas, uma caixa com palavras anotadas para o sorteio e uma lousa ou caderno para escrever as palavras formadas.

O jogo pode ser adaptado de acordo com as necessidades das crianças e nível de conhecimento em relação às sílabas e à formação de palavras. O jogo pode ser usado tanto para crianças que estão aprendendo as sílabas pela primeira vez, quanto para aquelas que já têm um conhecimento mais avançado. Acesse o vídeo do PI e saiba mais!

Resultados 

Os professores envolvidos na aplicação da atividade em sala de aula se mostraram satisfeitos com os resultados da ação, eficiente em auxiliar a interação e a alfabetização dos alunos. O jogo promove ainda o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, ajudando as crianças a desenvolver habilidades fundamentais, como a capacidade de cumprir regras e respeitar os colegas.

Sobre a Univesp 

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado
de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida
pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e
Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP,
Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 62 mil
alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos
vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da
Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação,
Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são
realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas,
bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação
do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está
presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.


Últimas

Notícias

Notícias em

Destaque