Os estudantes de Engenharia de
Computação, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), polo Santa
Barbara d’Oeste, Adriana Matsumoto, Daniel Luis de Oliveira, Dábio Otto da
Silva, Fernando Ruel, João Paulo Levada, Matheus Alves e Ronaldo Aparecido da
Silva, apresentaram o Projeto Integrador (PI) “AprendiSBO: Um panorama
municipal do aprendizado escolar”. Orientado por Osmar Celestino dos Santos, o
grupo buscou uma solução para que profissionais da educação avaliem o ensino nas
escolas municipais da região, por meio de interface que unifica dados de
aprendizagem coletados em cada unidade da cidade.
A medida visa auxiliar na tomada de
decisões em ações futuras, ao facilitar a análise das informações observadas
nas escolas para promover a qualidade do ensino. Segundo pesquisa qualitativa
realizada com profissionais da área, a ausência de informações prejudica a
identificação das necessidades individuais dos discentes.
A partir do reconhecimento das
demandas dos educadores, os univespianos elaboraram uma interface digital,
acessível em qualquer navegador web, que junta as informações coletadas
pela base de dados do INEP-DATA e exibe em painéis personalizados informações
relevantes para o processo de aprendizado. A ferramenta foi feita pela plataforma
de computação em nuvem Microsoft Azure. Também foi utilizado um sistema
de Inteligência Artificial integrado, para fornecer um serviço de pesquisa
inteligente que reconhece palavras-chave e imagens.
De acordo com os estudantes, o PI é
uma oportunidade para propor melhorias na educação, além de priorizar as
necessidades dos alunos, professores e gestores. “Por longos anos, o sistema
educacional se limitou em realizar avaliações apenas para medir o desempenho
dos estudantes, o que muitas vezes não reflete a realidade da escola. Alguns
professores enfatizam um modelo de ensino tecnicista, onde o aluno é visto como
um recipiente passivo de conhecimento, o que não condiz com as exigências do
mundo atual. Cada vez mais, a sociedade demanda uma postura empreendedora dos
indivíduos, capaz de criar soluções inovadoras para enfrentar os desafios
complexos da humanidade. O nosso trabalho mostra a importância de pesquisas na
área da educação, voltadas à promoção da qualidade e inclusão nos ambientes
escolares. Iniciativas como essa permitem apontar falhas e prevenir problemas
futuros ao criar planos de ações eficazes e embasados”, concluem.
Confira o vídeo do PI, aqui.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade
Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a
distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência,
Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as
universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta
com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos
últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia
da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação,
Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são
realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas,
bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação
do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está
presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.