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Projeto Integrador do polo de Bocaina inspira criação de livro

Projeto Integrador do polo de Bocaina inspira criação de livro

Os alunos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo
(Univesp) Ariane Barbieri, Helaine Maria Tonon, Heloisa Galvão Carriel, José
Augusto Pirângelo, Paulete Nigro Riviera,          Silmara
Martinez, e Valéria Furlanetto, da Licenciatura em Pedagogia, do polo de
Bocaina, apresentaram no último semestre de 2018 o Projeto Integrador (PI) “Semear”.
A iniciativa desenvolveu ações para debater e enfrentar o bullying no 5º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal
Deputado Leônidas Pacheco Ferreira, localizada na região central do município.

De acordo com a estudante de Pedagogia, Ariane
Barbieri, o projeto foi desenvolvido para que os pequenos
discentes pudessem identificar o bullying
e compreender suas consequências no ambiente escolar. “Buscamos estimular e
desenvolver habilidades cognitivas e socioafetivas de autoestima, controle emocional,
respeito às diferenças e empatia, como contribuição para o processo de formação
humana e cidadã dos educandos”, afirmou.

Com tutoria de Ana Maria Torrecilha Izidoro, o grupo definiu
quatro atividades a serem executadas em dois dias na instituição de ensino. No
primeiro momento, os pequenos estudantes assistiram o vídeo “For The Birds”, da
Pixar Studios. O curta aborda de forma sutil temas como a tolerância e a
diversidade. Após a apresentação, foi realizada a dinâmica “Folha da Vida” para
expor experiências das crianças, caracterizando marcas que poderiam prejudicar
o desenvolvimento pessoal de cada um.

No segundo dia de atividades, as alunas de Pedagogia Silmara
Martinez e Ariane Barbieri apresentaram um livro criado exclusivamente por elas
para o Projeto Integrador, chamado A
Menina Azul e a Descoberta do Mundo Colorido
.

O livro conta a história de Ana, uma menina que vai pela
primeira vez à escola e escolhe todo o material (mochila, estojo, cadernos,
canetas) e roupas (vestidos, laços e sapatos) em diferentes tons de azul, sua
cor preferida. Logo, seus colegas a apelidam de “menina azul”, o que gera
desconforto e tristeza na criança.

Percebendo a situação, a professora de Ana propõe uma
atividade na classe, em que cada aluno escrevesse um texto sobre sua cor
favorita e justificasse a escolha. “Criamos o texto e as ilustrações. Usamos as
cores e suas misturas para mostrar como as desigualdades podem ser superadas
com compreensão e respeito”, disse a autora Silmara.

O grupo de Pedagogia criou ainda o exercício “Caminho das
Diferenças”, proporcionando uma avaliação final sobre o comportamento dos
jovens em relação ao bullying.

Para o orientador do polo, Emerson Vicente Florentino, a
elaboração de um Projeto Integrador oferece aos discentes a oportunidade de
lidar com situações desafiadoras e soluções criativas. “O PI teve um impacto
intenso nos alunos dessa turma de Licenciatura. Eles vivenciaram fatos reais
que ocorrem na educação. Elevaram seus conhecimentos teóricos e práticos, além
de trabalharem em equipe para beneficiar um objetivo comum”, afirmou.

Confira o livro A Menina Azul e a Descoberta do Mundo Colorido, aqui.

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