Notícias UNIVESP

Projeto Integrador de Campo Limpo Paulista transforma creche do município

Projeto Integrador de Campo Limpo Paulista transforma creche do município

As estudantes de Pedagogia do polo de Campo Limpo Paulista,
da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Edilene Sutti,
Luciana de Oliveira, Luzinete de Brito, Maria Amélia Carrenho, Silvana Pedrosa,
Simone Cervantes e Viviane Oliveira apresentaram no primeiro semestre do ano o
Projeto Integrador “O Poder do Brincar”.

A iniciativa foi aplicada na Creche Profa. Rosinha Ziviani e
teve como objetivo transformar o ambiente externo do local, para proporcionar
às crianças, de zero a três anos, um espaço lúdico, de brincadeiras e
descobertas.

De acordo com a aluna Viviane Oliveira, o Projeto Integrador
foi elaborado por meio de estudos aprofundados. “Para estabelecer as ações do
projeto, fizemos pesquisas de campo com a equipe escolar e um Curso de Formação
na Faculdade Campo Limpo Paulista. Também utilizamos os conteúdos da disciplina
de Fundamentos da Educação Infantil, documentos legais dos Ministérios da
Educação e da Cultura, e o Currículo de Educação do município”, disse.

A reforma da área contou com a doação de materiais dos
alunos, pais e comunidade, e incluiu: pintura no piso e paredes, para estimular
o aprendizado com letras, números e cores; confecção de instrumentos musicais
com material reciclável, motivando a interação, percepção de sons e coordenação
motora, e produção de uma cortina sensorial, para que as crianças explorem a
visão, o tato e olfato.

O grupo ainda produziu floreiras e um circuito com pneus
reciclados de carros e bicicletas, o que revitalizou o espaço e despertou em todos
da escola a consciência sobre a preservação do meio ambiente. “É por meio da
brincadeira que as crianças se conhecem e conhecem o outro. Brincando, elas terão
a oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis ao seu futuro, como
atenção e afetividade”, afirmou Viviane. 

Para Adriana Tatarevic, mãe da aluna Yasmenika Tatarevic, a
reforma do ambiente favoreceu a estrutura da instituição de ensino e incentivou
o interesse da filha pela escola. “Gostaria de parabenizar a equipe que
executou esse trabalho. Minha filha brinca sempre muito feliz no espaço. Ela
fala o nome dos bichos, lê os números escritos e fala todas as cores. Eu
agradeço a revitalização da creche, tenho a sensação de limpeza e organização”,
ressaltou.

undefined

Últimas

Notícias

Notícias em

Destaque