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Projeto Integrador aproxima gestão escolar e famílias durante a pandemia 

Projeto Integrador aproxima gestão escolar e famílias durante a pandemia 

As alunas de Pedagogia, Edilene Sutti, Luciana de Oliveira, Maria Amélia
Carrenho, Silvana Pedrosa, Simone Cervantes e Viviane Oliveira, do polo de
Campo Limpo Paulista, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp),
apresentaram no primeiro semestre do ano, o Projeto Integrador (PI)
“Comunicação escola-família, ação que transforma vidas. Grupo de transmissão,
comunicação como meio de integração social e pedagógica”.

 

O tema foi desenvolvido para buscar estratégias que possam aperfeiçoar o
diálogo entre a equipe escolar e as famílias, principalmente no decorrer da
pandemia. Após reuniões e pesquisas, o grupo determinou que o projeto seria
aplicado na Creche Águida Aparecida Savietto Jorge, localizada no município de
Várzea Paulista, e que a maneira mais eficaz de executar o plano seria criando
um grupo de transmissão no aplicativo Whatsapp, ferramenta muito utilizada no
dia a dia da comunidade.

 

“Para assegurar o sigilo com nomes e números dos celulares dos
participantes, a solução encontrada foi criar um grupo de transmissão, chamado
“Escola-Família”, no qual a informação chegará a todos da mesma forma e ao
mesmo tempo”, afirmou a turma no relatório final do PI. As discentes ainda
explicam no documento que como o número de crianças matriculadas caiu na
unidade devido à pandemia, foi possível criar apenas um grupo de transmissão
para todos os participantes.

 

Um funcionário da creche foi designado para agrupar as informações a
serem enviadas, seguindo cronogramas previamente estabelecidos pela gestão
escolar, em modelos apresentados pelas futuras pedagogas. Como a instituição
está localizada em uma área de vulnerabilidade social, além de assuntos
escolares, será disponibilizado um dia da semana para informações do Centro de
Referência da Assistência Social (CRAS) e também da Unidade Básica de Saúde
(UBS), que desempenham um trabalho essencial no auxílio às famílias.

 

Com a preocupação de não excluir os responsáveis não-alfabetizados
existentes na unidade, os documentos divulgados terão uma leitura feita em
áudio, como um podcast. Também será realizada a impressão dos
documentos para as famílias que não têm acesso à internet.

 

A primeira transmissão já foi feita no mês de junho e algumas mães já
deram um retorno positivo sobre a iniciativa. “O grupo de transmissão é um meio
que me ajuda a estar informada e reforça os avisos para que eu não esqueça.
Esse projeto pode melhorar a comunicação da escola com as famílias, é algo novo
e que vamos ganhando conhecimento com o passar do tempo”, relatou Silva Telles,
mãe de dois alunos matriculados na creche.

 

Assista o vídeo com mais detalhes do Projeto Integrador, aqui.

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Imagens: Divulgação

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